segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pínceis


Pincéis

Algumas queridas leitoras do nosso cantinho pediram para fazer um Post sobre os Pínceis de maquiagem, pra que serve cada um, etc... Eu AMO pínceis, tenho desde MAC e Dior até O Boticário e Pro Art,  são todos muito bons, cada um com sua qualidade, mas os campeões para mim (na minha opinião) são os da MAC e Dior, nossa, que maciez! São meus xodós! :) São caros, mas você pode ter pínceis de excelente qualidade aqui mesmo no Brasil, os do Boticário e Natura Una estão MUITO bons, excelente acabamento e qualidade. #Ficaadica. Mas, vamos as explicações, esse post está grande, hein? Mas vale a pena!

Quais são os tipos e para que servem cada um dos pincéis.
Base
O pincel ideal é o achatado com cerdas naturais, que seguram melhor a base, evitando excessos e desperdício do produto. Elas devem ser bem unidas para garantir um espalhamento uniforme. Existem modelos com uma ponta suavemente arredondada e outros com formato quadrangular.
 

O modelo de pincel com ponta extra-large é o melhor. Por ser grande, largo e arredondado, tem um alcance maior, facilitando o espalhe do pó por todo o rosto. Embora custem mais, os com cerdas naturais oferecem a vantagem de uma aplicação suave sobre a pele.




 

Corretivo
Para fazer correções exatas, o pincel deve ser pequeno, com ponta achatada e extremidade arredondada. Nesse caso, as cerdas sintéticas, mais firmes, costumam ser melhores para trabalhar. Elas garantem um deslize contínuo e uma correção precisa.






Sombra (esfumar)
Tem formato semelhante ao de base, mas é menor e mais gordinho. As cerdas, por sua vez, devem ser confeccionadas com materiais bem macios, como o pelo de peito de cabra. Este modelo espalha a sombra com leveza e uniformidade sobre as pálpebras.
 
Sombra (delinear)
Com cerdas curtas e firmes, ele tem a ponta levemente arredondada, o que ajuda a desenhar a linha usando sombra. Quem preferir pode substituí-lo pelo pincel de delineador líquido ou experimentar o de cerdas em diagonal, que facilita a aplicação da sombra junto aos cílios.
Blush
O modelo clássico, grande e redondo, é perfeito para marcar bem as maçãs do rosto. Pincel achatado, com as cerdas centrais mais alongadas, ajuda a varrer o excesso do blush, evitando acúmulo. Já os chanfrados e achatados são especialmente recomendados para fazer manobras de correção.




 

Sobrancelhas
Para preencher eventuais falhas e acertar os pelos da sobrancelha, o pincel precisa ser pequeno e ter cerdas firmes. A ponta achatada e chanfrada (cortada no sentido diagonal) ajuda a dar maior exatidão no momento de fazer os retoques, pois acompanha o caimento dos fios.

Lábios
Com cerdas curtas e firmes e ponta achatada, preenche os lábios com uma camada uniforme de cor. Quem desejar precisão absoluta pode começar a maquiagem dos lábios utilizando um pincel específico para contorno, que costuma possuir ponta fina e cerdas mais curtas.




 

Iluminador
Semelhante a uma vassourinha, este acessório possui duas funções. A primeira é aplicar o iluminador com o máximo de sutileza. A outra é ajudar a limpar o make, espanando resquícios de produtos – grãos de sombra que caíram dos olhos nas bochechas, por exemplo.
 
Delineador
Este pincel estreito possui cerdas curtas, finas e firmes para dar segurança ao fazer o traçado. Se quiser criar um risco mais grosso, use uma variação de ponta mais larga.

 

Os mais-mais

Acessórios essenciais para garantir um make-up bem feito, do começo ao fim.
Cotonetes, algodões e demaquilante: eles são usados para remover borrões de rímel, delineador, esfumar sombra e realizar acertos. Prefira cotonete de modelo achatado e não dispense o demaquilante específico para a área dos olhos.
Pinça: serve para remover pelos a mais das sobrancelhas. A de ponta reta não fere a pele e dá mais firmeza à empunhadura. Pinça com ponta fina inclinada facilita a remoção de pelos pequenos.
Acessório para pentear sobrancelhas: vem com pente e escovinha para arrumar os fios, definindo o formato. O pentinho pode ser usado para remover o excesso de rímel dos cílios.
Kit de aplicadores: os pincéis mais importantes do case são os para pó, blush, base, arredondado para sombra e batom. As esponjinhas, redondas ou triangulares, servem para remover o excesso de produto e aplicar a base.


Ponta Firme

Você pode até usar apontador de papelaria para manter seus lápis de olho, boca e sobrancelha apontados, mas a melhor opção são os modelos específicos para maquaigem e que têm duas aberturas: uma menor para os de calibre fino e outra maior para apontar os mais grossos. Toda vez que usá-los, remova os resíduos, limpando-os muito bem.


Higiene e Conservação

Na hora de limpar os pincéis, cada profissional tem sua receita. Alguns apostam em deixá-los de molho em água e xampu. Outros preferem usar água e álcool. Abaixo, a fórmula que consideramos ideal.

Limpeza perfeita
Lave-os com sabonete líquido ou xampu, de preferência neutro ou infantil, sem jamais deixá-los de molho. Coloque gotas do produto nas cerdas e faça movimentos circulares em cima da palma da mão. Enxágue e deixe secar. Evite usar o secador para acelerar o processo, pois isso danifica as cerdas.

Serviço em dia
Se só você usa os pincéis, limpe-os religiosamente uma vez por mês. Mas se aplicar em outra pessoa, faça a higienização em seguida. Ao guardar, mantenha-os dentro de um estojo para protegê-los da poeira e da umidade.

Mil e uma utilidades
Faça como os profissionais: limpe escovinhas velhas de rímel e use-as em várias tarefas. Aplicou a máscara, mas havia excesso de produto no pincel? Tire as sobras com a escovinha antiga, deixando apenas a quantidade ideal. Se, mesmo assim, aparecerem bolinhas na ponta dos cílios, remova-as com outra, também limpa. Além disso, elas são boas para pentear as sobrancelhas ou aplicar gel nos fios, mantendo-os firmes no lugar.

Úteis que merecem importância

Certos acessórios nem parecem importantes, mas farão a diferença no momento de fazer maquiagens elaboradas.

Segure o cabelo
Ninguém merece ficar com os fios grudando na base ou no rímel. A dica é afastá-los da área de trabalho, prendendo tudo com uma faixa ou presilha.

Lenços  
Uma caixa de lenço de papel sempre a postos é a garantia de bom acabamento: com ele você fixa o batom rapidinho, tira o brilho da face ou faz pressão sobre o rosto, se livrando do excesso de base. Caso queira eliminar tudo, o lenço umedecido é tiro e queda. Mas atenção: para limpar em definitivo, sempre use um demaquilante líquido.

É isso meninas! Como estou formatando uma apostila para ministrar curso esse fim de semana  está tudo organizado na minha mente aí aproveitei para fazer esse Post. Espero que ajude e exclareça dúvidas. Qualquer coisa, me perguntem, ok?

Beijos!

17 comentários:

  1. Lilian, não tenho pinceis da MAC nem dior, mas tenho alguns da sigma que alias tem o F80 q é meu pincel preferido para aplicar base e alguns de marcas mais baratas como boticário proart e coastal scentes... tenho tbm alguns similares como aqueles que vem de lá da china e gosto bastante de todos!!!!
    Pincéis são itens que realmente fazem diferença no make.

    Ameiii o post
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Otimo post Lilian, de extrema utilidade para todas nós! Bjão! parabéns pelo blog cada dia melhor!

    ResponderExcluir
  3. Mariana: Pois é.. Tem muitos pínceis agora nacionais com ótima qualidade, esses que vc falou conheço o do Boti e da pro art e Coastal não tenho nada :).. Os pínceis fazem uma ótima diferença no makeup sem dúvida :) Beijos linda :)

    ResponderExcluir
  4. Jéssica: Obrigada jessica, que bom que curtiram :) beijossss

    ResponderExcluir
  5. Nome: A pessoa triste e mal amada que só escreve aqui para querer aparecer e sempre por meio de um nome que não é o seu verdadeiro. Vai amarrar um abacaxi no pescoço e sair correndo pela rua dizendo que é um JUMBO que dá mais notoriedade ;) Tá fofa?! Olha, inveja é digno de pessoas que não tem criatividade e ficam desejando o sucesso da outra. Melhora o teu blog para ver se alguém mais escreve lá, tá? Ou tú achas realmente que não sei quem vc é ;) ha ha ha Triste você, hein?!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vc tá uma boa professorinha hein?? rsrsrsrs... Amei seu post...
    Agora que desabafo é esse? Pode mandar para o meu e-mail, kkkkkkkkkkk...
    Bjs e até sábado!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas!! Recentemente comprei pinceis da Sephora e to muito satisfeita, além de ter alguns da MAC que AMO de paixão!

    Mas esse kit que comprei tem pinceis de olho, base e pó e nenhumzinho de boca, quero ver se compro da Sigma, que tem um bom preço e qualidade.

    beijos, ju

    ResponderExcluir
  8. Lilian, só agora pude ver o post sobre pinceis e AMEIIIIIIIIIIIII!! obrigada por atender os pedidos das leitoras em dúvida sobre quais e como utilizar os pinceis.. vou começar a usar meu kit de miniaturas da mac e adquirir outros que "preciso"... rsrsrs... comprei um da natura una p blush e amei!!
    ahh vc indica o 224 da mac? gostas? bjssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Priscila: heheheheh é amiga! Uma maluca que assina como NOME (ou seja a pessoa tem o trabalho de criar um perfil falso só para dizer que morre de inveja, pode?) e fica querendo aparecer rs... Sabe o que acho mais triste? que ao invés dela se preocupar com o blog dela, ela vem no meu para encher, acredita?! E ainda pensa que eu não sei quem é rsrsrs... Santo programinha que coloquei no blog, me dá o endereço que a pessoa acessa. Sempre desprezo pq acho até graça dela, sabe? Mas ontem como estava com TPM resolvi responder carinhosamente rs ;) ATé sábado, mas me diz uma coisa, é neste sábado agora? bjbj

    ResponderExcluir
  10. JU: amo essa sua fotinho do perfil, linda! :) Olha, os da sigma são ótimos, tenho dois kits, fora os outros da MAC, super recomendo! :) Beijos e obrigada, viu?

    ResponderExcluir
  11. Camila: obrigada Camilinha! Vou correndo ver o seu blog tb :) super beijo e volta sempre :*

    ResponderExcluir
  12. Ana Carolina: Oi linda!!! Que bom que gostou do POst, deu para entender tudo, pode me perguntar o que quiser, viu?! É sempre tão bom quando interagimos com as leitoras e amigas como vc :)... Agora respondendo do 224 da MAC ele é ótimo para esfumar a sombra, fazer aquele smokey em degradê, mas o que mais gosto é o 226, esse é menor e dá pra dosar mais a sombra, MAC tb, tem similares na Sigma e são ótimos :) Os seus miniatura se não me engano tem um que é fofo e gordinho (branco) que tb serve e é ótimo para fazer o degradê tb :) Beijos e obrigada pelo carinho :*

    ResponderExcluir
  13. Lilian...post perfeitooo...mais completo impossível amiga! Adorei!!! Beijooo

    ResponderExcluir
  14. Carol: Ficou legal, né? Amei seus últimos posts :) bjbj

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Lilian! É que eu me casei tem seis meses e ainda falo sobre o casamento no meu blog e de vez enquando sobre maquiagem. Então, deixo a minha fotinha de um dos dias mais felizes da minha vida!

    beijocas, ju

    ResponderExcluir
  16. Muito boooom esse post!

    Meninas, visitem meu bazar online! Peças seminovas/novas por um preço bacanérrimo:

    http://shop4trendy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Lilian!!
    Gostei mto do post!!
    Os pincéis da Natura Una estão realmente mto bons, vale a pena experimentar!!
    Bjooos!!! :)

    ResponderExcluir