terça-feira, 15 de maio de 2012

Por que Maio é o mês das Noivas e Mamães

Maio chegou já na metade!  O mês das mães e das noivas. Essa informação a maioria das pessoas sabem, porém você sabe o por quê? Segundo o site "Guia dos Curiosos" o mês de maio foi intitulado mês das noivas por influência da Igreja Católica. Isso porque é o mês da consagração de Maria, mãe de Cristo. A comemoração do Dia das Mães, no segundo domingo de maio, também contribuiu para a associação com as noivas.
Como a Igreja Católica tinha muita influência sobre as pessoas, ela instituiu que o quinto mês do ano seria o mais propício para cerimônias religiosas. No entanto, o que acontece hoje, é que maio já não é mais tão procurado pelas mulheres que pretendem se casar. Os tempos mudaram e com eles as condições para se ter um casamento dos sonhos.
Dezembro tornou-se o mês mais procurado. Essa mudança se deve basicamente a dois fatores: 
1- O 13¼ salário é um alívio para quem está gastando muito com vestidos, decoração, festas e  lua-de-mel.
2- Este período também coincide com as férias e é bastante festivo por causa das comemorações de fim de ano.
Segundo dados do IBGE, depois de Dezembro, o segundo mês mais procurado é Setembro. Acredita-se que este seria um mês romântico por causa da chegada da primavera, estação das flores.
Em contraponto, há os meses que estão muito longe de se tornarem preferidos. Agosto é, literalmente, o menos cogitado. Entre algumas explicações, uma delas seria que na Idade Média este era o mês do celibato, ou seja, do solteirismo. Era quase um pecado realizar casamentos neste período. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte casar-se no "mês do cachorro louco". 

Interessante, não? Próxima materia sobre o que vocês querem?

Beijo!!!!

xoxo

2 comentários:

  1. Lilian, adorei o post!
    Sabe que quando entrou maio eu fiquei super animada pensando em fazer uma promoção de maquiagem para noivas, mas realmente vi super poucos casamentos esse mês aqui em Porto Alegre RS. Nunca tinha pensado no motivo por trás do mês das Noivas, mas realmente Dezembro é quando mais se concentram esses eventos!
    Pobres de nós maquiadoras!! hehehe
    Adoro teu blog e acompanho há um tempão! Agora criei um pra mim também compartilhar os meus trabalhos, se você quiser conhecer: www.allmylooks.com.br
    Beijos e parabéns pelas makes sempre muito lindas e caprichadas!

    ResponderExcluir
  2. Julika: Oi linda! Obrigada pelo comentário e pelos elogios. Certeza que irei ser sua seguidora tb. Super beijo!

    ResponderExcluir