sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Acunpuntura na Estética Facial (Interessantíssimo!)


Deu no The New YorkTimes: é febre entre as atrizes de Hollywood desde a entrega do Oscar, em 2005, quando acupunturistas faciais se instalaram na Soho House para atender as celebs cliente. Os métodos naturais de rejuvenescimento começavam a despertar interesse no Ocidente fazendo o contraponto perfeito com as técnicas invasivas existentes - curiosamente em Los Angeles, meca da plástica e dos artificialismos. De Gwyneth Paltrow à Cher, quem aderiu rasgou-se em elogios.

Assim, a acupuntura facial, de rejuvenescimento ou estética, nomes pelos quais a técnica milenar de medicina oriental é conhecida, encontrou seu espaço. O resultado é a diminuição das linhas de expressão e rugas através do aumento da produção do colágeno e da circulação do sangue nas áreas onde as agulhas são inseridas. Sob esse ângulo, parece um verdadeiro milagre.

Começou na China, por volta do ano 1000 a.C., o uso da medicina para abrandar os efeitos visíveis do envelhecimento. Com caráter holístico, ajuda o indivíduo a se sentir mais jovem porque trata os aspectos físicos e emocionais. O tratamento vem substituindo o uso do botox e da plástica nos Estados Unidos. "Em Nova Iorque, pratica-se as duas técnicas ao mesmo tempo (botox ou plástica e acupuntura) luta desenfreada pela juventude eterna", constata Ana Korb, acupunturista, no Rio, formada em medicina oriental pelo New York College of Health Professions, USA.

Apesar de ser feito em várias sessões - entre dez e quinze, de meia hora cada - e exigir manutenção mensal, está atraindo muitos adeptos que procuram uma técnica menos agressiva e mais duradoura para tratar a questão do envelhecimento.

"A prática varia muito, depende do acupunturista. Além de agulhas no rosto, gosto de usar máscaras com ervas chinesas e massagens para intensificar o resultado do rejuvenescimento", explica Ana Korb. Método mais natural não existe: a sessão básica consiste na inserção de agulhas finíssimas em áreas específicas do rosto e orelhas, revitalizando a pele, uma vez que mexe com a circulação sanguínea, trazendo nutrientes para o rosto e melhorando sua vitalidade e coloração.

Porém, dermatologistas como Claudio Wulkan, de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, ainda não estão plenamente convictos do real aumento na produção de colágeno - suposta reação da pele como defesa à entrada das agulhas. "Mesmo que haja um leve aumento, será suficiente para realmente preencher um sulco ou ruga, como fazem os preenchedores tradicionais ou a toxina botulínica?", questiona. De qualquer forma, a melhora da aparência no fim de cada sessão é inegável e não há surpresas desagradáveis com o resultado.

"A beleza é algo que vem de dentro para fora", conceito subjetivo que os chineses concretizaram como ninguém. Nem Madonna ficou fora dessa. Cabe a nós, frágeis mortais, escolher o caminho ou a picada da juventude.

Fonte: 94 FM

6 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar disso e acredito, na boa, que dê resultados bem satisfatórios.
    Equilíbrio é tudo e a acunpuntura cuida disso, sem dúvida.
    Tem resenha de uma máscara facial de argila no meu bloguinho.
    Passa lá pra conferir:
    www.experimentandocosmeticos.blogspot.com
    Bjs e bom findi!

    ResponderExcluir
  2. Medo de doeeer...Mas pra quem já fez carboxiterapia isso não deve ser NA-DA né!!E nunca ouvi alguém falar mal da acupuntura...
    Adorei o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não seria Acupuntura que vc teve a intenção de dizer no seu título ao invés de "Acunpultura"?

    ResponderExcluir
  4. Vivi: isso mesmo... na hora copiei de onde li e nem vi que estava errado... valeu!

    Carol: Pois é..eu toparia, mas onde terá isso em Belém? alguem sabe? :) bjs

    Bia: Tenho mega curiosidade desde quando vi os resultados na atriz Claudia Ohana, ela rejuvenesceu MUITO só com Acunpuntura. Eu quero! :) bjs

    ResponderExcluir
  5. já fiz tratamento facil e, realmente deu resultado. O otimo, porém tem que ter persistencia, fazia 2 a 3 vezes por semana, no inicio, despois pode so manter.

    ResponderExcluir
  6. Edileuza: jura? nos conte tuddddoo dessa sua experiência por favor!!! mande um e-mail: lspfonseca@yahoo.com.br
    beijooo

    ResponderExcluir